Corujeira [+]

Enquanto uma cidade discute minudências e se esgrima sobre o crescimento vigorante e o modelo escolhido, há uma, dentro de si mesma, que estranhamente definha.

Essa cidade é na Corujeira.

Em Maio de 2016 tive o gosto e o privilégio de acompanhar parte do actual executivo camarário a Milão, para aquela que foi a apresentação do ‘Plano A’ para o antigo Matadouro Municipal do Porto, plano esse que, estranhamente, vem sendo apagado de toda e qualquer referência. O modelo (para os mais distraídos), era simples: realizar um investimento público entre 10 a 11 milhões de euros a fim de serem criadas condições de albergar um programa cultural ambicioso bem como pequenas e grandes empresas, no intuito de ocupação, dinamização e rentabilização do espaço. Um modelo que se veio a confirmar que funcionaria, dado o interesse que mais tarde gerou o concurso público de concepção/construção/exploração, apesar do pouco tempo proporcionado para que fossem apresentadas propostas.

Todo este tempo passado há um sentimento de desolação e alguma desesperança em todos aqueles que vão resistindo fazer na Corujeira o seu negócio, alguns na ânsia legítima que algo melhor aconteça a fim de justificar todo o tempo de espera e perdas, tempo esse que tem sido longo demais.
É nesse ambiente que grande percentagem das lojas à volta daquela que será a ‘Praça do Matadouro’ se encontra – tal como comprovado nas fotografias que partilho.

Não tenho a menor dúvida que algo de melhor o futuro reserva para esta zona da cidade, que algo melhor acontecerá e que algo de positivo será feito, por exemplo, no antigo Matadouro Municipal. Mas há muito mais que poderia e pode ser feito na Corujeira a fim de evitar um sentimento que está nos antípodas de toda a restante cidade, bem como, não o esqueço, se não tivesse havido inversão de estratégia política para um tão importante equipamento, hoje a Corujeira já estaria a acompanhar o crescimento do resto da cidade e, tal como a maioria do país, a usufruir dum momento e conjectura única.

A todos aqueles que procuram um espaço para o seu negócio ou projecto têm, na Corujeira, um lugar a ter em conta.
Há muitos espaços disponíveis e tanto para se fazer.

#corujeira #campanhã #porto

This slideshow requires JavaScript.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s