Lordelo do Ouro / Aleixo [+]

Onde moro (Fluvial/Lordelo do Ouro), o ambiente urbano e social deteriorou-se drasticamente desde o fecho e demolição do bairro do Aleixo.
Com isso o lixo na zona acentuou-se tornando-se num problema ainda mais grave – não se tratando neste caso apenas dum grave problema para o meu ambiente, mas, também, dum grave problema de saúde pública.
É, para mim, a prova visível que não houve um trabalho capaz ao nível do acompanhamento social duma comunidade extremamente débil e delicada no processo de desmantelamento do bairro, onde o problema estava mais circunscrito, logo, de mais fácil acção. Em Lisboa, por exemplo, a criação de dois espaços para consumo tem trazido resultados muito positivos.

Onde trabalho (Corujeira/Campanhã), o panorama do ponto de vista de limpeza do espaço público não é igualmente agradável. A uma parada de táxis que, todas as madrugadas, transforma a rua numa instalação sanitária, acresce uma população que ainda não aprendeu para que serve um contentor ou um caixote do lixo, sendo, infelizmente, um problema transversal a toda a cidade, a todo o país.

A limpeza e organização do espaço público é algo para o qual sou extremamente sensível, pelo que viver no Porto tem-me sido, por tudo isto, cada vez mais penoso.

Há, no entanto, um grupo de homens e mulheres que merecem todo o meu reconhecimento e gratidão: os/as cantoneiros/as, que vão, dentro do possível, mitigando algo que coloca o Porto ao nível das piores cidades Europeias no que a limpeza diz respeito, sendo um ranking do qual insistimos em fazer parte e do qual, estou certo, ninguém se orgulhará.

A culpa é, acima de tudo, da nossa pouca cultura e falta de urbanidade, sendo estranha a dificuldade que se assiste em evoluirmos.

#ambiente #urbanismo #porto

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s